1) Estabeleça e faça cumprir as suas prioridades
Mantenha claro em sua mente o que você quer fazer primeiro. E concretize-as. Caso contrário, é inútil você saber o que quer.
Se o seu objetivo é dar mais atenção à família ou a cursos que você queira fazer, você vai precisar obter tempo para essas prioridades limitando sua jornada de trabalho – mesmo que isso signifique dizer ‘não’ aos projetos extras ou a uma promoção.
É importante equilibrar os compromissos.
Talvez você só consiga isso mudando de emprego. O trabalho pode vir a ser pior, mas pode permitir que você respeite o equilíbrio entre vida pessoal e trabalho.
2) Comunique-se
Não adianta você estabelecer suas prioridades se não as deixar claro para seus companheiros de trabalho. Afinal, a estratégia de trabalho precisará ser alterada. “Fronteiras são sempre invisíveis. Ninguém sabe que elas estão ali a não ser você. Se você não articulá-las, de que forma as outras pessoas vão saber que as estão atravessando?”, pergunta Lisa Martin, fundadora e presidente da companhia Briefcase Moms.. É necessário que você encontre um tempo oportuno para discutir esses assuntos, com uma voz neutra.
Se, por exemplo, você negociou a possibilidade não fazer horas-extras por certo tempo, mas seu superior ainda mantém você até tarde na empresa, lembre-o (de forma polida) do acordo.
Perceba quais informações da sua vida pessoal você deve dividir com seus companheiros de trabalho.
Se eles souberem, por exemplo, que seu filho ou cônjuge vai fazer uma cirurgia, podem procurar uma alternativa para resolver o problema, que surgiu nessa hora, e para o qual só você tem a solução.
3) Construa um plano de negócios para tornar sua vida melhor
Todo mundo sonha com uma jornada de trabalho mais flexível. Pessoas com habilidades especiais têm mais sucesso em obter esse tipo de tratamento especial.
Você precisa demonstrar, baseado no seu desempenho anterior, que conseguirá entregar os mesmos resultados em um número menor de horas.
Sem esquecer, no entanto, de convencer de que o desempenho melhor depende, justamente, da flexibilidade de horário. Caso contrário, você corre o risco de conquistar apenas uma sobrecarga de trabalhho.
Se você quer trabalhar remotamente, por exemplo, deve explicar como consegue trabalhar bem sem a presença direta de um supervisor e como pode se comprometer com o trabalho mesmo sem visitas freqüentes ao escritório. Além disso, deve garantir que sua conexão em casa está alinhada ao plano de recuperação de desastres da companhia.
4) Tire vantagem das políticas e programas de sua corporação
Benefícios para uma vida pessoal melhor, sejam creche para seus filhos ou horários flexíveis, não ajudam se você não pode usufruir deles. Estude os programas que sua empresa oferece e escolha aqueles que podem realmente beneficiá-lo para escolher bem.
5) Procure um mentor
Olhe para as pessoas que você considera que tenham um bom equilíbrio entre vida pessoal e trabalho e pergunte a elas como conseguiram.
Disciplina. Comprometimento. Foco. Dedicação. Seriedade. Sem essas características, seu trabalho não conseguirá ser mais que mecânico e medíocre.
6) Trabalhe de forma mais eficiente
Divida tarefas com um grupo. Você se torna mais eficiente quando pode dividir atividades com os demais. Isso significa menos tempo lidando com certos problemas e mais tempo para si.
7) Compartilhe seus conhecimentos
É sempre uma satisfação ser um expert em um programa específico, mas é perigoso ser o único a conhecê-lo. Nos casos em que você é de fato um expert, você deve formar uma equipe e treiná-los, mesmo se isso exigir que você tome a iniciativa. Você precisa compartilhar esse conhecimento porque se você tiver uma estrutura muito apoiada só em você, terá de estar sempre disponível.
Informação é poder. Você concentra poder e mantém todos dependentes de você, quando só você tem o conhecimento. Claro que você corre o risco de ser descartado, quando compartilha informação. Por isso é necessário buscar incessantemente o conhecimento. Assim, você estará sempre na frente.
Use seus dispositivos eletrônicos
Esses aparelhos permitem continuar trabalhando onde quer que se esteja a qualquer momento.
Comunica-se sobre potenciais problemas na empresa, como também é possível resolvê-los onde quer que estejam.
Profissionais de TI inventaram de tudo para que as pessoas possam trabalhar a partir de qualquer lugar, de forma que ninguém nessa área precise ficar preso a um lugar em particular. Precisam tirar proveito disso também.
9) Use seus dispositivos eletrônicos de forma inteligente
Considere a afirmação: “Preciso de um celular, não de uma rédea curta”, Steve Davidek, de uma administradora de sistemas
Estabeleça determinados horários para comunicação, combinando previamente com seus funcionários e superiores.
10) Mantenha perspectivas
Em vez de focar em quão difícil é determinado momento – ou pior que isso, como é ter de tomar decisões difíceis com base em problemas de curto prazo – você deve ter uma perspectiva de longo prazo e considerar de que forma você está trabalhando para atingir suas metas profissionais e pessoais.
Estar ocupado não significa ser produtivo.
Exceder a carga horária no trabalho quase todos os dias não é sinônimo de eficiência.
É preciso pensar no que fazemos, por que o fazemos, para quem o fazemos e acreditar que aquilo não é a melhor forma de fazer ou agir só porque sempre agiram e fizeram da mesma maneira e ninguém nunca reclamou. Nada disso é fácil, do contrário não haveria tantas publicações e discussões sobre o assunto. Mas também que isso não seja motivo para que nos conformemos com tamanha carga sobre nossos ombros, mais uma vez.
Adaptado de http://cio.uol.com.br/carreira/2011/07/06/dez-dicas-de-como-conciliar-vida-pessoal-e-trabalho/
QRCode
segunda-feira, 11 de julho de 2011
Assinar:
Postagens (Atom)